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O que é Marketing Digital: definição e dicas

Veja aqui O que é o marketing digital e também dicas sobre marketing digital

O que é marketing digital:guia

Descubra os tipos de marketing digital e descubra como desenvolver uma estratégia com as ferramentas SendPulse

Por que o marketing digital é importante?

Se você ainda não aproveitar as vantagens de fazer marketing digital, perderá oportunidades em potencial de adquirir mais leads e reter clientes . Com a estratégia correta, o marketing digital permite perseguir muitos objetivos.

Benefícios do marketing digital

  1. Alcance amplo
  2. Custo mais baixo em comparação com o marketing tradicional
  3. Resultados fáceis de medir
  4. Diminui o ciclo de vendas
  5. Ajuda a construir fidelidade à marca
  6. Retém clientes
  7. Estimula vendas

Para fazer uso desses benefícios, deve-se definir os tipos de marketing digital a serem utilizados. Eles são os canais ao mesmo tempo. Cada tipo ajuda a atingir objetivos diferentes, por isso, ao elaborar uma estratégia, deve ser levado em consideração.

Tipos de marketing digital

Motor de Otimização de Busca
Pesquisa paga
Marketing de email
Exibição de publicidade
Marketing afiliado

Motor de Otimização de Busca

Isso envolve a criação de conteúdo útil e relevante para uma alta classificação na página de resultados do mecanismo de pesquisa. Ao otimizar o conteúdo do seu site ou blog, você obtém mais tráfego orgânico. Dessa forma, a página terá mais chances de atrair a atenção dos usuários.

No topo está a pesquisa paga onde você deve pagar por clique . Abaixo dele, há resultados de mecanismos de pesquisa, cliques dos quais você obtém gratuitamente e eles constituem o tráfego orgânico. Ao otimizar seu site ou blog, leve em consideração o SEO na página e fora dela .

SEO na página

Implica otimização no local.
Tome cuidado com os seguintes fatores.

Tag do título. É um título clicável para cada resultado da consulta de pesquisa. É vital tanto para a experiência do usuário quanto para o SEO, pois é uma breve descrição do conteúdo da sua página, o que é útil para os usuários e os aranhas da web. Para ser exibido corretamente, mantenha menos de 60 caracteres. Não se esqueça de inserir as palavras-chave na tag de título.

Rumo. Ele aparece no topo de uma página. Certifique-se de que cada página tenha apenas um título, incluindo suas palavras-chave específicas, e que ele reflita o conteúdo da página.

URL. Deve refletir o conteúdo da sua página também. Inclua palavras-chave direcionadas, mas não altere seus URLs atuais, pois eles podem ter backlinks e transportar autoridade e tráfego.

Conteúdo da página. Deve estar correlacionado com a consulta de pesquisa para satisfazer as necessidades dos usuários. Certifique-se de que seu conteúdo forneça aos visitantes do site as respostas necessárias. O Google possui algoritmos específicos para verificar se sua página é benéfica.

Pag um e velocidade de carregamento. O Google busca a melhor experiência do usuário durante a pesquisa. É por isso que ele classifica as páginas de carregamento rápido no topo dos resultados de pesquisa.

Vinculação interna. É importante para os visitantes do site e para os mecanismos de pesquisa. Os links internos significam que todo o conteúdo do seu site é coerente para que os usuários possam encontrar as respostas às perguntas relacionadas.

Texto ALT para imagens. Um texto alternativo também visa fornecer uma boa experiência do usuário. Ele fica visível para os usuários quando as imagens não carregam e ajuda os rastreadores a entender do que se trata esta imagem específica.
Portanto, o objetivo de um SEO na página é ajudar os usuários e os motores de busca. Se todos os fatores mencionados acima estiverem corretos, os mecanismos de pesquisa indexarão sua página sem muito esforço.

SEO fora da página

Tem como objetivo aumentar a autoridade do seu site. É conseguido através da obtenção de links de alta qualidade de outros sites. Quanto mais links relevantes você tiver, maior será sua autoridade de domínio. Para construir links, criar conteúdo valioso, aumentar o compartilhamento de mídia social e entrar no blog de visitantes. Lembre-se de que o Google penaliza por manipular o page rank comprando links.

Vantagens de SEO

  • Ele permite que você reduza os custos gastos com cada cliente engajado.
  • Os resultados alcançados irão ajudá-lo a ganhar tráfego por um longo tempo.

Desvantagens do SEO

  • O resultado não é visível imediatamente. O aumento dos cliques ocorrerá em 3-4 meses.
  • Se você tiver excelentes habilidades em SEO, pode, sem querer, otimizar novamente seu site, colocando muitas palavras-chave ou criando conteúdo para mecanismos de pesquisa, mas não para usuários.

Pesquisa paga

Esta é a publicidade patrocinada, em que você só paga se um usuário clicar no seu anúncio, por isso também é chamado de “pagamento por clique”. Os proprietários de sites escolhem uma palavra-chave que, como eles pensam, será digitada pelo público-alvo em um mecanismo de busca e fazem um lance por ela.

Canais PPC

  • Google Ads
  • Anúncios pagos no Facebook
  • Mensagens patrocinadas no LinkedIn
  • Tweets promovidos no Twitter

Vantagens da pesquisa paga

  • Permite obter conversões rapidamente
  • Fornece estatísticas detalhadas: você pode descobrir quais anúncios geram receita, quais são prejudiciais, portanto, remova-os da página de resultados do mecanismo de pesquisa

Desvantagens da pesquisa paga

  • Caro
  • Palavras-chave altamente competitivas exigem lances mais altos
  • Não é fácil de implementar
  • Os cliques dos clientes não significam vendas
  • Fraude de clique
  • As pessoas tendem a confiar nos resultados de pesquisa orgânica em vez de em anúncios pagos

Marketing de mídia social

A SMM está se relacionando com os clientes e ganhando tráfego nas redes sociais. Cada site social oferece grandes chances de atrair novos clientes, promover sua marca e aumentar as vendas.

Canais de marketing de mídia social

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Pinterest
  • Google+

Vantagens do SMM

  • Barato
  • Facilita o desenvolvimento de relacionamentos com o público-alvo
  • Permite realizar pesquisas de mercado

Desvantagens do SMM

  • Ninguém está imune a feedback negativo
  • Demorado
  • ROI é difícil de definir

Marketing de email

Com o email marketing , você pode estabelecer relações de confiança com os clientes, construir consciência da marca, fidelizar clientes, estimular vendas repetidas, reconquistar clientes passivos, tratar cada cliente individualmente.

Use e-mail para:

  1. Cumprimente novos assinantes
  2. Incentive leads com conteúdo relevante
  3. Notifique sobre vendas, itens com melhor classificação ou artigos em seu blog
  4. Venda cruzada e venda expandida
  5. Mantenha os clientes informados sobre seus pedidos ou status de envio com a ajuda do envio automático de e-mail
  6. Reconquiste clientes passivos

E-mail é a forma mais barata de promover sua marca, então não perca a chance de usá-lo gratuitamente!

Exibição de publicidade

A publicidade gráfica é um tipo de publicidade paga por clique, exibida em sites relacionados. Seu objetivo é aumentar o público-alvo apelando para a percepção visual, criar consciência da marca e monetizar o tráfego.

Vantagens da publicidade gráfica

  • Alcance amplo
  • Uma oportunidade de exibir anúncios em sites temáticos apenas devido a vários tipos de segmentação
  • Grande chance de construir o conhecimento da marca

Desvantagens da publicidade gráfica

  • Caro
  • A taxa de cliques e as conversões são mais baixas
  • Muitas vezes ignorado pelos usuários ou mesmo bloqueado

Marketing afiliado

O marketing de afiliados permite promover bens e serviços na Internet mediante o pagamento de dinheiro por ações que facilitam a promoção e vendas.
Normalmente, o mecanismo é o seguinte: os proprietários de sites criam links e, depois que um cliente clica nele para comprar algo, eles recebem taxas de indicação. É uma prática comum na Amazônia.

Vantagens do marketing de afiliados

  • Crescimento do público-alvo
  • Renda rápida e fácil sem muito esforço

Desvantagens do marketing de afiliados

  • Os proprietários de sites devem gastar muito tempo para encontrar parceiros conscienciosos com ofertas razoáveis
  • Os parceiros também podem lidar com sites desonestos

Como funciona o marketing digital

Para ilustrar o mecanismo do marketing digital, lembre-se da última compra que você fez. Suponha que esteja online. Tente se lembrar de todos os estágios pelos quais você passou antes de tomar uma decisão de compra.

Em primeiro lugar, costumamos procurar críticas e depoimentos. Portanto, pense nos sites que os fornecem. Em seguida, examinamos um determinado site que obteve a nota mais alta com base em avaliações e o encontramos nas redes sociais. Enquanto isso, não se esqueça do SEO – deve ser fácil para os usuários encontrarem seu site.

Certifique-se de que a página do seu produto responde a todas as perguntas que um potencial comprador pode ter. Nesse ponto, um usuário entra em contato com você se estiver interessado, e o marketing por email entra em ação. Oferece muitas oportunidades para transformar um usuário em cliente.

  1. Ofereça um lead magnet para uma assinatura. Pode ser um desconto, frete grátis, uma lista de verificação, etc. Obtenha algumas dicas úteis em nosso blog sobre como usar ímãs de chumbo com eficácia .
  2. Após a assinatura, cumprimente-os e compartilhe os produtos ou conteúdos mais favoráveis ??dos quais você se orgulha.
  3. Envie e-mails acionados . Eles são enviados automaticamente e com base no comportamento do assinante , de forma que cada usuário seja tratado de forma diferente. Não tenha medo. Não é ciência do foguete.

Este é apenas um exemplo de como funciona o marketing digital. Na verdade, depende do setor, do tipo de negócio, do público-alvo e da persona do comprador.

Como fazer marketing digital: estratégia de marketing digital

  1. Analise sua situação atual de marketing
  2. Defina as metas
  3. Elabore uma estratégia
  4. Gerenciar o fluxo de trabalho

Antes de escolher uma estratégia de marketing digital , certifique-se de que você precisa dela. Pesquise para descobrir o número de seus clientes em potencial online. Em seguida, escolha os canais de marketing digital mais relevantes. Certamente, você pode combiná-los, mas não entre em cada um deles – descubra os tipos mais benéficos para o seu negócio.
Agora, é hora de planejar uma estratégia. Não importa qual você escolha, o algoritmo geral é o seguinte:

  1. Analise sua situação atual de marketing. Em primeiro lugar, avalie o que você tem: seu modelo de negócios atual, a essência dos objetivos, concorrência, presença online, pontos fortes e fracos. Essa análise permitirá que você compare isso com uma nova estratégia de marketing digital e descubra se o jogo vale a pena.
  2. Defina as metas. Esta é uma etapa crucial. Certifique-se de que seus objetivos sejam realistas, mensuráveis, específicos, atribuíveis e relacionados ao tempo. Decidir sobre KPIs para monitorar e controlar o cumprimento dos objetivos.
  3. Elabore uma estratégia. É um plano a partir do qual você conseguirá cumprir seus objetivos. Especifique todas as táticas e métodos para fazê-lo, levando em consideração o período necessário. Descreva em detalhes como você vai atrair novos leads e conduzi-los ao funil de vendas .
  4. Gerenciar o fluxo de trabalho. Delegue as responsabilidades entre a sua equipe, contrate os especialistas se não tiver. Lembre-se de que todo canal digital precisa de uma pessoa para ser responsável por ele. Corrija e otimize sua estratégia em trânsito para evitar as armadilhas.

Ferramentas de marketing digital

  • SEO
  • Pesquisa paga
  • SMM
  • Marketing de email
  • Exibição de publicidade
  • Marketing afiliado
  1. SEO . Para avaliar a eficácia de suas otimizações de mecanismo de pesquisa, use MOZ, SEMrush, Screaming Frog. Essas ferramentas lhe darão insights sobre sua auditoria técnica de SEO, rastreamento de posição, ideias para aumentar o tráfego orgânico, análises de backlinks e muito mais.
  2. Pesquisa paga . Permite promover o seu negócio em sites parceiros em listagens patrocinadas. Você pode pagar por clique, por mil ou por chamada. Crie campanhas PPC com a ajuda do Google Ads.
  3. SMM . A ferramenta mais popular é o BuzzSumo. Permite-nos descobrir as tendências atuais, descobrir que tipo de conteúdo tem melhor desempenho e conhecer os influenciadores que o partilham. É uma verdadeira ajuda para se inspirar ao elaborar uma campanha de mídia social.
  4. Marketing por email . Com SendPulse, você pode dar vida a todos os seus planos. Você pode começar com um plano de serviço de e-mail gratuito ou notificações push da web . Você pode enviar web push no SendPulse gratuitamente se o seu banco de dados tiver menos de 10.000 assinantes. Combine e-mail, envio de web e SMS em uma campanha para um melhor alcance. Defina o envio de e-mail automatizado e SendPulse fará com que suas campanhas sejam entregues.
  5. Publicidade gráfica . A AdRoll ajuda a direcionar os usuários certos com base em seu comportamento e aumenta as vendas. Atraia novos usuários, converta-os em compradores e meça a eficácia das campanhas.
  6. Marketing de afiliados . A CJ Affiliate ajuda editores e anunciantes a se conectar para aumentar o conhecimento da marca e também as vendas. Os anunciantes pagam por lead, uma chamada telefônica ou um visitante do site.

Como medir o sucesso do marketing digital?

Lembre-se de que qualquer atividade de marketing digital deve ser mensurável; caso contrário, você gasta tempo e dinheiro em vão.

KPIs de marketing digital

  • Tráfego por canal
  • O número de visitantes do site
  • Visitantes únicos
  • Custo por aquisição
  • Custo por lead
  • Valor da vida do cliente
  • Retorno do investimento em publicidade
  • Tempo gasto em um site
  • Taxa de rejeição
  • Taxas de cliques
  • Ações
  • Segue
  • Retorno do Investimento

Espero que este artigo seja útil. Se você ainda não está no marketing digital, comece pelo email marketing.

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